Bruno Mataloto é doutorando em Ciências e Tecnologias da Informação no ISCTE-IUL, onde é Professor Assistente Convidado há 5 anos, lecionando cadeiras de Internet das Coisas (IoT), Tecnologias Disruptivas, Fundamentos de programação e Sistemas, Instalações e Edifícios Inteligentes. É também o responsável pelo Laboratório de Internet das Coisas do ISCTE-IUL. Tem participado, como formador, em várias edições da Escola de Verão e Escola de Inverno realizadas no ISCTE e em eventos de formação na Universidade de Molde, Noruega. É também investigador no centro de investigação ISTAR, onde já trabalhou em vários projetos financiados pela Fundação de Ciências e Tecnologia e pelo Instituto Gulbenkian Ciência. O seu projeto de doutoramento “Social-IoT 4 Energy Savings and Building Management”, estuda a forma como sistemas IoT podem alterar o comportamento humano, tem sido divulgado em vários eventos nacionais e internacionais como Smart Cities Summit e Pioneer Aliance, e conta já com 7 artigos Q1 publicados.
Mariana é cientista líder, responsável pela ciência de ML (Machine Learning) na Zendesk. Ela ingressou na Zendesk em 2021 com a aquisição da Cleverly.AI, onde liderava a investigação e ciência de dados. Mariana tem mais de 10 anos de experiência em ML em diferentes empresas (Priberam, Feedzai, Cleverly e Zendesk), desempenhando vários papéis e em diversas áreas (NLP, prevenção de fraude e aplicações de atendimento ao cliente). Antes disso, trabalhou em processamento de imagem na academia, onde obteve o seu doutoramento no IST em 2010.
Mariana recebeu o Prémio Vidigal 2004/2005 e uma menção honrosa no Prémio Científico IBM Portugal em 2010.
Desde 2016, é co-organizadora do LxMLS e orgulhosa mãe de duas filhas.
Mário Parra da Silva é Presidente da Direção da UN Global Compact Network Portugal. É também Presidente da SDG Alliance Portugal, Fundador e Presidente da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, o Organismo Português de Normalização Sectorial para a Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Membro dos Corpos Gerentes da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, Secretário-Geral Honorário Secretário-geral honorário da United Nations Association (UNA), membro da World Federation of United Nations (WFUNA). Cônsul da República da Croácia para o Algarve.
Miguel Mira da Silva é Professor Catedrático de Sistemas de Informação no Instituto Superior Técnico (IST) e responsável pela unidade de investigação “Transformação Digital” no INOV INESC Inovação. Tem uma Licenciatura e um Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo IST, um Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Glasgow, um Mestrado em Gestão pela London Business School, e uma Agregação em Sistemas de Informação pelo IST.
Rita é autora do livro “Web3 in Financial Services”, uma ferramenta essencial para profissionals entenderem as oportunidades em Blockchain, Ativos Digitais e Criptomoedas. Rita também lidera Ecossistemas de Produtos para Ativos Digitais na London Stock Exchange Group (LSEG) e presta consultoria e suporte a diversas startups inovadoras.
André Machado é licenciado e mestre em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST). Com uma carreira dedicada maioritariamente à consultoria em Sistemas de Informação, participou ao longo dos anos em várias iniciativas no âmbito dos dados e analítica. Lidera atualmente iniciativas de transformação com IA/GenAI em diversos sectores de atividade.
Bruno Martins é Professor Associado do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e investigador do Laboratório de Tecnologias da Linguagem Humana do INESC-ID. O seu trabalho de investigação relaciona-se com as áreas de recuperação de informação, o processamento de linguagem natural, e as ciências da informação geográfica. Ao longo da sua carreira ele esteve envolvido em vários projetos de investigação relacionados com as áreas anteriormente listadas, tendo acumulado uma experiência significativa no uso de aprendizagem automática e inteligência artificial em problemas que intersectam a recuperação da informação, o processamento de linguagem natural, e as ciências da informação geográfica.
Com mais de 25 anos de experiência em tecnologia e uma forte paixão pela inteligência artificial, Manuel Dias é o Diretor Nacional de Tecnologia e Membro da Comissão Executiva da Microsoft Portugal, tendo como responsabilidade a visão tecnológica e a estratégia de inovação a nível nacional. É também Professor Convidado na NOVA IMS e no Instituto Superior Técnico, nas áreas de Data Science e Analytics. Em 2018 foi Cofundador e é atualmente Vice-Presidente da Data Science Portuguese Association (DSPA) e em 2019 fundou a Comunidade Power BI Portugal, que conta com mais de 5.000 membros. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), Mestre em Sistemas de Informação pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e certificado em Business Strategy pelo INSEAD.
Luís B. Elvas, é Assistente Convidado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e Assistente de Investigação do ISTAR-ISCTE nas áreas de Engenharia Informática e Ciência da Informação. É licenciado em Engenharia Informática, tem um Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão e um Doutoramento em Ciência e Tecnologia da Informação. Os interesses de investigação do Luís incluem Inteligência Artificial, Visão por Computador, Data Mining e Internet das Coisas (IoT), com foco em aplicações em Smart Cities e Smart Health. O seu empenho no desenvolvimento profissional e aplicação do conhecimento foi reconhecido pela Ordem dos Engenheiros, que lhe atribuiu o prémio de Melhor Estágio a nível regional em 2021 e a nível nacional em 2022. Adicionalmente, foi distinguido com o 3º lugar no concurso Jovem Engenheiro Inovador 2022 pela mesma instituição.
João C. Ferreira é Professor do ISCTE-IUL. Seus interesses de investigação estão na: ciência dos dados, Text Mining, IoT, Inteligência Artificial (IA), Blockchain e aplicações da IA na saúde, energia, veículos elétricos e transportes. Ele é autor de mais de 350 artigos na ciência da computação. Executou mais de 40 projetos (6 como PI), mais de 300 revisões de artigos científicos e mais de 30 avaliações de projectos científicos. Presidente do CIS IEEE 2016-2018, organizador principal de conferências internacionais como: OAIR 2013, INTSYS 2018 a 2023. IEEE senior member desde 2015. Guest Editor and topic editor da MDPI nos temas da energia, electrónica e Sensores. Presidente do CIS em PT da IEEE (2017-2018). Autor de patente na área do Edge Computer num sistema de monitorização de embarcações de pesca. Coordenador do Mestrado Profissional para a Digitalização do Negócio e das escolas de verão (smart cities) e de inverno (Sistemas de IoT e Blockchain). Vice-Chair Computational Intelligence Society e do Blockchain da IEEE em Portugal e Embaixador indústria em Portugal.
Fernando Rui de Oliveira Moreira nasceu a 20 de Dezembro de 1961 no Fundão. Iniciou os estudos liceais em Moçambique, tendo-os terminado no Funchal. Em 1984 concluiu a licenciatura em Engº Eletrotécnica e de Computadores, e em 1989 obteve o grau de Mestre em Engª Eletrotécnica, ambos pelo Instituto Superior Técnico em Lisboa. Foi docente de várias disciplinas de Eletrónica no Instituto Superior Técnico. Foi investigador do INESC em diversas áreas de microeletrónica, participando em vários projetos de I&D nacionais e europeus. Em 1988 foi fundador da empresa TECMIC – Tecnologias de Microelectrónica, SA de que é Presidente do Conselho de Administração desde Julho de 1995. Tem outros cargos de gestão em diversas empresas do grupo de que a TECMIC faz parte (TRAILTEC). É Presidente do Conselho de Administração do INOV INESC INOVAÇÃO desde a sua fundação (Janeiro de 2001).
João Ranito licenciou-se em Engenharia (licenciatura em Sistemas Digitais, tese de mestrado em Algoritmos Genéticos) na FEUP e no INESC (com uma bolsa de mestrado). Saiu em 1993, criou uma empresa de software que foi posteriormente adquirida, e passou a década seguinte como acionista de referência e membro do conselho de administração da Novabase SGPS, onde criou vários novos negócios. Depois de deixar a Novabase em 2008, co-fundou o Dueto, um fundo de capital semente “hands-on”, investindo numa carteira de empresas, ajudando-as a crescer. Em 2018, começou a prestar consultoria a empresas fora da Dueto, com foco no crescimento e nas tecnologias emergentes. A ARPA foi uma delas, onde também assumiu algumas responsabilidades mais estratégicas e operacionais. As suas principais áreas técnicas são Sistemas de Informação, Software, Machine Learning (incluindo Sistemas Fuzzy e Algoritmos Genéticos) e Inteligência Artificial.
Rui Pereira possui mais de 25 anos de experiência no setor das TIC, dos quais se destacam 15 anos em funções técnicas em operadoras de telecomunicações como PT, NOVIS, ONO, ARTelecom, NOS e Truephone, e 3 anos na indústria automóvel na AUTOEUROPA. Foi formador certificado em redes CISCO de 2008 a 2014 na RUMOS e ministrou conteúdos pedagógicos em universidades para formações técnicas de IT. Atuou como Syst. Eng. Pre-Sales, IOT TechLead na CISCO, e recentemente foi Diretor de Desenvolvimento de Negócios na Logicalis Portugal. Atualmente, é Gestor Sénior de Desenvolvimento de Negócio na SITA, contribuindo para a transformação digital de entidades aeroportuárias e companhias aéreas.
Nelson Escravana é Administrador Executivo e Diretor da área de Cibersegurança do INOV INESC Inovação, coordenando uma equipa com atividade de investigação, desenvolvimento e consultoria na área de Segurança de Informação desde 2004. Com formação base em Engenharia Informática e de Computadores, pelo IST e em gestão pelo ISEG, possui mais de 20 anos de experiência profissional em redes de telecomunicações e segurança da informação, sendo consultor regular de diversas entidades nacionais e internacionais. É responsável pela realização de auditorias de segurança no âmbito da prevenção e resposta a incidentes, análise e conceção de soluções. É desde 2023 membro da Comissão Instaladora da Especialização em Cibersegurança da Ordem dos Engenheiros.
Luis M. Correia é Professor Catedrático na área de telecomunicações, desenvolvendo a atividade de investigação no INESC INOV-Lab. Foi Vice-Presidente do IST. Tem feito consultoria para operadores de comunicações móveis, além da ANACOM e de outras entidades públicas e privadas, e fez parte do Conselho de Administração da EID. Participou em 33 projetos europeus de vários programas-quadro, tendo coordenado 6. Orientou mais de 230 estudantes de Mestrado e Doutoramento. É co-/autor de mais de 550 artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais. Lecionou 80 cursos de formação profissional para instituições estatais e empresas e para estudantes de doutoramento a níveis nacional e internacional. Fez parte de 89 comités de avaliação de projetos e de instituições para a Comissão Europeia e agências de financiamento de 12 países, e de 43 júris de doutoramento a nível internacional. Teve responsabilidade de Presidente de Conferência, de Comité Técnico e de Comité de Supervisão em 25 grandes conferências internacionais. É Professor Honorário da Universidade Técnica de Gdansk (Polónia) e recebeu o Prémio por “liderança na área de propagação em comunicações móveis e sem fios” da EURAAP em 2021.
Joel Curado é Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios na CasperLabs, responsável pelo desenvolvimento de negócios e parcerias a nível mundial. Com mais de 17 anos de experiência na indústria de tecnologia e cidades inteligentes, Joel é também doutorando em Ciências da Informação e Tecnologia, com foco nas aplicações de tecnologias de registo descentralizado. Além disso, é Professor Adjunto no ISCTE e na IE Business School, membro do Fórum Económico Mundial e especialista em Políticas Públicas pela Harvard Kennedy School of Government.
Ricardo Simões é o Diretor Executivo da INATBA – International Association for Trusted Blockchain Applications, uma prestigiada associação global de empresas, entidades públicas e académicos, lançada pela Comissão Europeia para promover a adoção positiva das Tecnologias de Blockchain e DLT. Ricardo é um executivo altamente qualificado com 15 anos de experiência na liderança de associações empresariais multisectoriais.
Ricardo Simões é o Diretor Executivo da INATBA – International Association for Trusted Blockchain Applications, uma prestigiada associação global de empresas, entidades públicas e académicos, lançada pela Comissão Europeia para promover a adoção positiva das Tecnologias de Blockchain e DLT. Ricardo é um executivo altamente qualificado com 15 anos de experiência na liderança de associações empresariais multisectoriais.
André Machado é licenciado e mestre em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST). Com uma carreira dedicada maioritariamente à consultoria em Sistemas de Informação, participou ao longo dos anos em várias iniciativas no âmbito dos dados e analítica. Lidera atualmente iniciativas de transformação com IA/GenAI em diversos sectores de atividade.
Bruno Martins é Professor Associado do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e investigador do Laboratório de Tecnologias da Linguagem Humana do INESC-ID. O seu trabalho de investigação relaciona-se com as áreas de recuperação de informação, o processamento de linguagem natural, e as ciências da informação geográfica. Ao longo da sua carreira ele esteve envolvido em vários projetos de investigação relacionados com as áreas anteriormente listadas, tendo acumulado uma experiência significativa no uso de aprendizagem automática e inteligência artificial em problemas que intersectam a recuperação da informação, o processamento de linguagem natural, e as ciências da informação geográfica.
Luís B. Elvas, é Assistente Convidado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e Assistente de Investigação do ISTAR-ISCTE nas áreas de Engenharia Informática e Ciência da Informação. É licenciado em Engenharia Informática, tem um Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão e um Doutoramento em Ciência e Tecnologia da Informação. Os interesses de investigação do Luís incluem Inteligência Artificial, Visão por Computador, Data Mining e Internet das Coisas (IoT), com foco em aplicações em Smart Cities e Smart Health. O seu empenho no desenvolvimento profissional e aplicação do conhecimento foi reconhecido pela Ordem dos Engenheiros, que lhe atribuiu o prémio de Melhor Estágio a nível regional em 2021 e a nível nacional em 2022. Adicionalmente, foi distinguido com o 3º lugar no concurso Jovem Engenheiro Inovador 2022 pela mesma instituição. É membro do IEEE (número de membro 98097444) e da Ordem dos Engenheiros (número de membro 84483).
João C. Ferreira é Professor do ISCTE-IUL. Seus interesses de investigação estão na: ciência dos dados, Text Mining, IoT, Inteligência Artificial (IA), Blockchain e aplicações da IA na saúde, energia, veículos elétricos e transportes. Ele é autor de mais de 350 artigos na ciência da computação. Executou mais de 40 projetos (6 como PI), mais de 300 revisões de artigos científicos e mais de 30 avaliações de projectos científicos. Presidente do CIS IEEE 2016-2018, organizador principal de conferências internacionais como: OAIR 2013, INTSYS 2018 a 2023. IEEE senior member desde 2015. Guest Editor and topic editor da MDPI nos temas da energia, electrónica e Sensores. Presidente do CIS em PT da IEEE (2017-2018). Autor de patente na área do Edge Computer num sistema de monitorização de embarcações de pesca. Coordenador do Mestrado Profissional para a Digitalização do Negócio e das escolas de verão (smart cities) e de inverno (Sistemas de IoT e Blockchain). Vice-Chair Computational Intelligence Society e do Blockchain da IEEE em Portugal e Embaixador indústria em Portugal.
Mário Figueiredo é Professor Catedrático de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, tendo o título de Professor Distinto do IST e a Cátedra Feedzai de Aprendizagem Automática. Também é coordenador da Área Temática de Information and Data Science do Instituto de Telecomunicações. É Fellow do Institute of Electrical and Electronics Engineers, da International Association for Pattern Recognition, da European Association for Signal Processing e do European Laboratory for Learning and Intelligent Systems. É membro da Academia Portuguesa de Engenharia e da Academia das Ciências de Lisboa.
Leonel Sousa obteve o grau de Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa (UL), Lisboa, Portugal, em 1996. Atualmente é Professor Catedrático do IST/UL e Investigador Sénior do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC-ID). É autor ou coautor de mais de 250 artigos em revistas e conferências internacionais, editou seis números especiais de revistas internacionais, e recebeu vários prémios nacionais e internacionais pela qualidade do seu trabalho. Os seus interesses de investigação incluem arquiteturas VLSI, arquiteturas de computadores e aritmética, computação paralela e sistemas de processamento de sinal. É atualmente Diretor do INESC e Presidente do INESC Lisboa, uma plataforma que representa o INESC-ID, o INESC MN e o INOV. É Fellow do IET, Distinguished Scientist da ACM, e Distinguished Contributor da IEEE Computer Society.
Arlindo Oliveira, é Professor Distinto do IST, presidente do INESC, professor convidado da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos e investigador do INESC-ID. Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST) e doutorou-se na mesma área pela Universidade da Califórnia em Berkeley, com uma bolsa Fulbright. Além disso, foi professor convidado no MIT e investigador em várias instituições de renome, como o CERN, o Laboratório de Pesquisa em Eletrónica da UC Berkeley, e a Universidade de Tóquio. Autor de quatro livros e inúmeros artigos científicos, Arlindo Oliveira é reconhecido internacionalmente pelas suas contribuições nas áreas de algoritmos, inteligência artificial, aprendizagem automática, bioinformática e arquitetura de computadores. Além disso, é membro de várias organizações e comités, incluindo a Academia de Engenharia de Portugal e o Conselho Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação.